A sala de aula é, além de um espaço de
socialização e aprendizagem, um ambiente propício para o desenvolvimento do
senso crítico e das capacidades de observação e conclusão prática do que se vê
em teoria. Os experimentos práticos criam o elo entre fato e conceito
proporcionando entendimento dos vários fenômenos que cercam o ser humano desde
sua concepção até o fim do seu ciclo.
A aprendizagem teórica é, por várias
circunstancias, frequentemente maçante e enfadonha por culpa do conteúdo, da
abordagem ou simplesmente da linguagem escolhida. No ensino da Física este
fenômeno ocorre constantemente graças aos laços algébrico que tem com a
famigerada “Matemática” e por ser imaginativa demais, hora pois, o bom “Físico”
é um “gênio inventivo”. Para desmitificar tais afirmativas e aproximar a
matéria do dia a dia do indivíduo, a atividade experimental complementar age
como balsamo e estimulante para o entendimento da matéria.
Atividade experimental na prática
Nesta fase dos cursos do ensino médio, os
bolsistas do PIBID do IFMG – Campus Congonhas lotados à escola Barão de
Paraopeba na mesma cidade, iniciaram atividades primeiramente expositivas e em
segundo, práticas dentro dos conteúdos ministrados em cada série: Leis de
Newton, Calorimetria e Resistores, onde cada bolsista expos uma montagem
prática do que foi visto em teoria.
Foram expostos experimentos simples e práticos
com o objetivo de ilustrar de forma prática cada conceito teórico desenvolvido
pelo Professor Titular do Curso de Física da escola, também supervisor dos
estagiários, que direciona o grupo dentro de cada conteúdo trabalhado. Estes
por sua vez, fazem as pesquisas e análises necessárias para escolher os
experimentos mais adequados ao que foi ministrado e apresenta-los aos alunos de
cada série.
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Figura 1 – Alunos do 2° Ano do Ensino Médio construindo
experimento do líquido que não sabe se quer ser líquido ou sólido (com auxílio
dos bolsistas do PIBID)
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Figura 2- Aluno do 3° Ano do Ensino Médio construindo
circuito elétrico (com auxílio dos bolsistas do PIBID)
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